Regina Spektor

Publicado: julho 2, 2009 em Famosos, Músicas / Bandas

Regina Spektor, ou Регина Спектор, no alfabeto cirílico, (Moscou, 18 de Fevereiro de 1980) é uma cantora, compositora e pianista russa radicada nos Estados Unidos. Sua música é associada ao cenário antifolk de Nova Iorque localizado no East Village.

a29aac8fb07cf8f9f4fee5fa7522de19

Primeiros anos

Regina Spektor nasceu numa família de músicos, seu pai, um fotógrafo, era também um violinista amador, e sua mãe era uma professora de música da Universidade de Música Russa (Agora ela leciona em uma escola pública em Mount Vernon, Nova Iorque).

Regina aprendeu a tocar piano praticando em um “Petrof” que sua mãe havia ganho de seu avô. Ela também conviveu com a música de bandas de rock como The Beatles, Queen, e The Moody Blues graças à seu pai, que trouxe cassetes da União Soviética. A família deixou o país em 1989, quando Regina tinha nove anos, durante o período da Perestroika quando era permitido que os cidadãos judeus emigrassem. Nessa ocasião, Regina teve que deixar seu piano para trás. A importância dos estudos de piano fez com que seus pais pensassem duas vezes antes de sair do país, porém isso não aconteceu, levando-se em conta razões políticas e religiosas.

Viajando primeiro para a Áustria e depois para a Itália, sua família se estabeleceu no Bronx, em Nova Iorque, onde Regina se formou na SAR Academy, uma escola yeshiva de médio porte. Ela então, cursou dois anos na Frisch School e outros dois na Fair Lawn High School, onde terminou seus estudos.

Regina no começo se interessava apenas por música clássica, mas depois passou a se interessar também por hip hop, rock, e punk.

regina spektor

Carreira

Em 2001 lançou seu primeiro CD, “11:11”, que foi muito bem recebido pela crítica, apesar de não ter vendido muito. Em 2002 lançou Songs e em 2004 lançou seu álbum de maior sucesso, o Soviet Kitsch. Nesse mesmo ano lançou o Mary Ann Meets The Gravediggers And Other Short Stories, que traz músicas de seus outros discos e material sobre sua personagem de outras músicas, Mary Ann. Uma das coisas que chama atenção nesse álbum é a lindíssima arte gráfica.

Regina também abriu shows para os Strokes durante a turnê do Room on Fire (tornando-se, assim, a protegida dos moços) e gravou uma música com eles que está no single Reptilia, chamada Post Modern Girls And Old Fashioned Man.

reginaspektor2

Álbuns

* Demo Cassette (1999)
* 11:11 (2001)
* Songs (2002)
* Soviet Kitsch (2003/2004)
* Begin to Hope – Duplo (2006)
* Far (2009)

regin copycapas dos álbuns

Participações

* Com The Strokes: Modern Girls & Old Fashion Men – Single Reptilia (2004)
* Com Sondre Lerche: Hell No – Trilha sonora de Dan In Real Life (2007)
* Com Ben Folds: You Don’t Know Me – Álbum Way to Normal (2008)

fonte: lastfm&wikipedia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s