O que é Twitter?

Publicado: abril 26, 2009 em Twitter

oqueetwitter

Uma das redes sociais mais movimentadas no Brasil atualmente é o Twitter. Surgido em março de 2006, trata-se de um serviço gratuito que pode ser desfrutado por qualquer internauta, não requer convite e permite que você publique textos de até 140 caracteres no máximo. Para criar sua conta no Twitter, basta clicar aqui e seguir as instruções da página. Caso você encontre alguma dificuldade pelo fato de as instruções estarem em inglês, assista ao vídeo a seguir, produzido pelo pessoal do site Fazer o Quê.

Uma vez criada a sua conta, você já está pronto para responder às perguntas do site: “What are you doing?” (“o que você está fazendo?”). Digamos que o Twitter seja como uma folha de caderno com limitações de espaço. Como você só pode escrever mensagens de até 140 caracteres, é preciso ser objetivo. Porém, como em qualquer página em branco, você tem liberdade para escrever o que lhe vier à cabeça.

Pra ficar mais interessante é legal seguir seus amigos (entrando na página deles e clicando em follow). Cada vez que você adiciona um amigo você começa a receber as mensagens deles. Quando você envia uma mensagem, todo mundo que te segue recebe a sua mensagem. Para enviar uma mensagem especificamente para uma pessoa coloque @usuariodapessoa no começo da sua mensagem. Esta também é uma forma de forçar/faciliar alguém a ler sua mensagem, pois se ele não te segue ele não lerá o que você escreve. As mensagens desse tipo aparecem numa pasta em separado chamada Replies. Mais detalhes de configuração você encontra nesse artigo do G1.

A facilidade de acessar o twitter de qualquer lugar faz com que a maioria dos acontecimentos seja anunciada primeiro no twitter e o fato de usar mensagens curtas faz com que isso seja transmitido e retransmitido rapidamente.

Mas isso não resumo o twitter, ele tem muitas funções úteis, vou tentar descrever a maioria delas.

Usando o celular:

Um texto no twitter é limitado a 140 caracteres, essa limitação é para viabilizar a integração do twitter com mensagens de texto via celular (SMS), isso transforma o twitter numa plataforma acessível a 126 milhões de brasileiros. Uma das formas mais simples de enviar mensagens via SMS para o twitter aqui no Brasil é através do BrTTwitter.

Isso permite enviar mensagens para seus amigos ou registrar acontecimentos em qualquer lugar pois dificilmente estamos sem celular ou em local onde o celular não funcione.

Se o seu celular/smartphone possui acesso à web a coisa fica mais simples, acesse m.twitter.com e tenha acesso a quase todas as funcionalidades da versão web. Ou então instale o ceTwit (dica do @csoler)

Usando o MSN:

O twitter também pode ser integrado com instant messengers, a integração com o Gtalk é nativa. Para integrar com o MSN você pode utilizar o IMified:

1) Adicione o usuário imified@imified.com no seu MSN
2) Escreva uma mensagem qualquer para criar seu usuário
3) Digite 4 para acessar a sua conta, ele te enviará uma url para você navegar no seu browser.
4) Adicione o widget do twitter à sua conta
5) Crie um shortcut (atalho) para o widget (service) do twitter (sugestão /t).

Pronto, de agora em diante para enviar uma mensagem para o seu twitter via MSN é só abrir uma conversa com o imified@imified.com no MSN e digitar /t sua mensagem.

Você pode importar/convidar seus amigos do MSN que já tem twitter, para isso basta acessar o link Find & Follow, preencher seus dados do Hotmail (ou de outro instant messenger). Ele irá checar sua lista de amigos e lhe indicar quem já usa twitter para você seguir, e em seguida a lista de quem não tem para você convidar.

Se você quiser que sua mensagem de status no MSN seja atualizada a cada mensagem enviada para o twitter baixe e instale o Twessenger, leia o arquivo README com cuidado, a instalação desse add-in não é tão simples.

Mas para que conversar com seus amigos pelo twitter ao invés do MSN ou Gtalk? Particularmente não gosto de usar o MSN ou Gtalk para conversar, mas se eu tenho algo que gostaria de deixar registrado, como uma frase bacana, uma música legal, um link interessante, uma foto diferente, e não direcionado a uma pessoa específica, ou seja, poderia ser interessante para qualquer pessoa que eu conheça, eu deixo essa mensagem no twitter.

Usando o Firefox:

Você pode acompanhar o twitter sem precisar dar Refresh (F5) no http://www.twitter.com/, também não precisa ficar de olho grudado no Gtalk (que as vezes falha e você acaba perdendo mensagens). Usando o plugin TwitterFox você acompanha o que seus amigos estão dizendo, vê as respostas e mensagens diretas pra você e pode responder de volta através de uma pequena janela no rodapé do seu browser.

Usando o e-mail:

Através do TwitterMail você pode se cadastrar e obter um endereço de e-mail para enviar suas mensagens através de qualquer programa de e-mail.

Se você tem um blog:

Você pode usar seu twitter como um microblog, muitas vezes você encontra algo na rede que é interessante, mas não o suficiente para fazer um post, ou na verdade já é um post em outro blog e não faz sentido repetir o assunto, mas se você gostaria de divulgar para todo mundo, então você pode fazê-lo no seu twitter! Basta usar qualquer um dos métodos acima.

Se você ainda não assistiu, vale a pena ver o vídeo da Common Craft sobre o twitter: Twitter in Plain English.

Você também pode colocar um badge (widget) no seu blog mostrando as últimas atualizações do seu twitter, fundindo o blog com o microblog.

Para avisar automaticamente no twitter que você publicou um post novo use o twitterfeed. Se você usa wordpress pode instalar um plugin que envia uma mensagem a cada modificação de post no seu blog. Muita gente utiliza a tag #nbp (new blog post) para identificar que aquela mensagem refere-se a divulgação de um post do próprio blog.

E se você quiser facilitar a vida do seu visitante que tem twitter você pode utilizar o twitthis para adicionar um link no final do seu post através do qual seu leitor pode enviar um link do seu post para o twitter dele, avisando que está ‘Reading’ (lendo), ‘Looking’ (olhando), Listening (ouvindo), Laughing (rindo), etc.

Se você costuma participar de eventos:

Você pode usar o twitter para fazer uma microcobertura do evento, postando os títulos das palestras, nomes dos palestrantes e algumas frases chave para dar uma idéia do que está acontecendo aos seus seguidores. Para esse tipo de uso geralmente associa-se uma etiqueta (tag) ao evento no formato #nomedatag.

Para quem não está presente no evento é possível acompanhá-lo através do Gtalk digitando track #tagdoevento no usuário twitter@twitter.com e/ou acompanhar pela web através de indexadores do twitter como o TweetScan ou Twemes: Exemplo: Webpanel da Datasul.

Ultimamente nos principais eventos de tecnologia e comunicação sempre tem alguns twitter presentes, até pela facilidade de se enviar mensagens pelo celular. Com o crescente uso da ferramenta até eventos mais populares como a viradacultural tiveram uma boa cobertura via twitter.

Se você é curioso ou exibicionista:

Você pode realmente usar o Twitter como uma espécie de Big Brother particular, algumas pessoas tem uma vida bastante interessante, ou são relativamente famosos como a Rosana Hermann (@rosana) e o Maestro Billy (@maestrobilly).

Além disso, seguindo as pessoas que você conhece pessoalmente já dá uma adiantada naquele papo de elevador, ao invés de perguntar sobre o tempo você pode comentar algo que leu no twitter dela (- e aí como foi a mudança? – putz, vi que seu carro quebrou outro dia…) alias, contar o que aconteceu via twitter pode te poupar de explicar dúzias de vezes a mesma coisa, difícil vai ser resumir em 140 caracteres ; ) 

Como achar mais amigos?

Depois de usar o Find & Follow para adicionar seus amigos do Gtalk/MSN você pode utilizar o Twubble, ele vai fuçar seus amigos e te mostrar pessoas que eles seguem, você deve encontrar alguns amigos em comum ou pessoas interessantes que seus amigos seguem.

Como postar fotos?

Uma maneira simplificada de postar fotos é através do Twitpic, você informa seu usuário e senha do twitter, envia a foto que ficará hospedada no próprio twitpic, informa a mensagem que irá acompanhar a foto e ele envia sua foto e mensagem automaticamente para o seu twitter.

Como agendar mensagens?

Seu amigo mandou uma mensagem e você tem certeza de que ele estava sem computador e sem celular naquele momento? Provavelmente ele usou o TweetLater e programou uma mensagem para o futuro! Você pode agendar um post no seu blog e personalizar uma mensagem no seu twitter para quando o post entrar no ar.

Como escrever de cabeça pra baixo?

Te mandaram uma mensagem de ponta cabeça? Provavelmente seu amigo usou o Flip. O Flip inverte uma frase e troca os caracteres para parecer que ela foi escrita de ponta cabeça. Você pode usar o Flip para inverter uma mensagem em qualquer lugar (blog, e-mail, etc.) não apenas no twitter.

fonte:interney

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s